00:00:00

Qual arvore deve ser nosso mascote ?

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

PARQUE NACIONAL DA AMAZÔNIA .


A Floresta Amazônica é e sempre foi um dos grandes patrimônios do Brasil. A grandiosidade da floresta, com uma quantidade infindável de espécies animais e vegetais fez com que ela fosse conhecida como a região mais biodiversa do planeta. Para preservar a região, freqüente vítima de biopiratas estrangeiros que desembarcam em busca de seus tesouros naturais, foi criado em 1974, o Parque Nacional da Amazônia.

São 11 os parques dentro da Amazônia, mas apenas um leva o nome desta região tão rica e com a maior biodiversidade do planeta. Estamos falando do Parque Nacional da Amazônia, que honra todas as letras do seu nome. Talvez seja este o motivo
que desde a sua criação até meados de 1993, noventa por cento dos visitantes eram estrangeiros. O nome “Amazônia” é muito forte mundialmente e faz deste parque um dos mais procurados por europeus e americanos. Essa unidade surgiu pela iniciativa do Governo, que em 1971 criou o Programa de Integração Nacional. No ano seguinte, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) desapropriou uma área de 6 milhões de hectares, chamada de "Polígono de Altamira". Com isso, o Grupo de Operações da Amazônia (GOA) sugeriu que aproximadamente um milhão de hectares fosse transformado em Parque Nacional. "Sobrou" para o parque 994 mil hectares de pura beleza e magia.
Circulando pelo parque encontra-se freqüentemente sagüis, quatis e outros bichos de porte maior atravessando de um lado para o outro. A grande área de floresta é banhada pelo belíssimo rio Tapajós, com águas azuladas e que junto com o verde das árvores formam um cenário deslumbrante. Ao visitar a sede do parque no km 65, não deixe de tomar um banho nas águas do Tapajós, há uma trilha leve que dá acesso a uma deliciosa praia com corredeiras e belas paisagens. Os piuns, um pequeno inseto presente em várias regiões da Amazônia também adora a praia, proteja-se com repelentes e procure tomar banho em horários mais quentes, hora em que os piuns dão uma trégua.

A transamazônica é praticamente a única estrada dentro do parque, e os atrativos são normalmente vistos da estrada. O circuito dos lagos é imperdível, percorrendo cerca de 50 km a partir da sede você pode ver o Lago dos Patos, o Lago das Capivaras e o Lago do Jacaré, sem dúvida o primeiro é o mais bonito, parece uma pintura da natureza. São florestas de igapó emolduradas por palmeiras de açaí, patauá e buritis compondo um cenário típico desta região. No caminho a possibilidade de ver animais é grande, se estiver de carro, preste atenção nas árvores e ande com o vidro aberto para ouvir o canto dos pássaros. Se o visitante gosta de caminhadas, há trilhas mais pesadas como a da Pedra Preta, onde se caminha por cerca de uma hora e meia, partindo da sede, subindo até um pequeno mirante.